Imagem de duas pessoas apontando o dedo indicador para a tela do computador.

A importância do BPM e BPMs nas organizações

Squadra
em

O que é BPM?

BPM é a sigla utilizada para Business Process Management ou Gestão de Processos de Negócio. Trata-se do corpo de conhecimento que aborda um conjunto de princípios e práticas sobre a gestão de processos de negócio organizacionais.

Objetivos do BPM

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas procuram a todo o momento tornar seus processos de trabalho cada vez mais eficazes, com menor custo e sempre agregando valor para os seus clientes. Aí que entra a aplicação de BPM no seu negócio, com objetivos de otimizar processos, eliminar desperdícios e entregar valor, colaborando para a sustentabilidade e a melhoria contínua do negócio.  Utilizando-o, as organizações desenvolvem e executam processos com mais qualidade, menos esforço, custo e atingem resultados cada vez mais satisfatórios.

Benefícios em adotar uma gestão de processos na sua empresa

São inúmeros benefícios com a implementação de BPM no seu dia a dia. Listamos alguns deles, separados por categorias: organização, gerência, cliente e atores dos processos.

Benefícios para a organização:

Benefícios para a gerência:

Benefícios para o cliente:

Benefícios para os atores do processo:

O que é BPMS?

Após falarmos sobre o conceito, objetivo e benefícios do BPM, vamos entrar na tecnologia que suporta a Gestão de Processos, a chamada BPMS (Business Process Management System). Ela é uma categoria de ferramenta que permite mapear, executar, automatizar e monitorar processos de negócio. São softwares que podem automatizar as ações e fluxos de informação identificadas no processo.

A solução não vem para substituir sistemas e sim para integrar os sistemas de informação, determinando vários fatores e especificações necessárias para o gerenciamento do processo de negócio.

Benefícios da utilização de ferramentas BPMS

Sim! O BPMS pode gerar ótimos resultados para a sua empresa

Implementando um sistema de gerenciamento de processos você aumenta a sua competitividade de mercado, reduz custos, melhora a satisfação dos clientes e aumenta a sua lucratividade.

No âmbito interno, haverá melhoria no clima organizacional e na satisfação dos colaboradores. Faça como grandes empresas e invista numa plataforma de BPMS.

Conheça a nossa plataforma

Se você busca tornar seus processos de negócio mais eficazes, conheça o Wings4Cloud módulo Negócio, uma poderosa ferramenta de automação e orquestração de processos que permite a integração com sistemas legados sem a necessidade de customizações. Através dele você monitora e gerencia online todos os seus fluxos de negócio.

O W4C é a plataforma que você precisa! Saiba mais em www.wings4cloud.com.br


Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o tema.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa