Conceito e vantagens da PaaS

PaaS – Conceito, vantagens e uma tendência mundial

9 de outubro de 2018

O dinamismo dos negócios e as constantes mudanças de estratégia das organizações da atualidade têm demandado do setor de T.I. grande agilidade, capacidade de flexibilização e rápida mobilização para atender estes anseios da área de negócio. E esta necessidade de termos que prover soluções cada vez mais rápidas, vem mexendo com a indústria de T.I., no sentido de buscar alternativas que possam apoiar equipes de desenvolvimento nesta complexa missão.

Com a expansão da Computação em Nuvem, passaram a surgir startups diversas, oferecendo soluções de negócio prontas, de fácil parametrização e já disponíveis em um ambiente seguro e com alta disponibilidade, o que chamamos de Software como Serviço, ou SaaS. Este modelo torna-se interessante, pois geralmente não é necessário adquirir licenças, instalações e a forma de pagamento passa a ser somente pelo uso. Ou seja, o investimento para as organizações é mínimo.

No entanto, nem sempre é possível encontrarmos soluções prontas para atender todos os desejos da área de negócio. Com isso, a necessidade de construção de soluções específicas ainda será inevitável. E neste sentido, o mercado de T.I. passou a se movimentar buscando oferecer ferramentas para apoiar o processo de construção, com o objetivo de dar maior produtividade os times de desenvolvimento.

Ao que toca aspectos de infraestrutura computacional, surgiram soluções de Infraestrutura como Serviço (IaaS), na qual é possível provisionarmos rapidamente um ambiente para execução das aplicações. E assim como no SaaS, também pagando somente pelo volume de uso e sem a necessidade de aquisição de licenças, equipamentos e estrutura física.

E o aspecto de desenvolvimento também não fica para trás. Para tal, existem hoje plataformas em nuvem que oferecem uma espécie de “Caixa de Ferramentas” para suportar todo o ciclo de vida do projeto, são as Plataformas como Serviço, ou o PaaS.

O que é PaaS

PaaS (Plataforma como serviço/Platform as a Service) é um ambiente de desenvolvimento e implantação em nuvem com diversos recursos para suportar o ciclo de vida em um processo de desenvolvimento de software. Nele você pode desenvolver, testar, executar e gerenciar, além de oferecer licenças de software, infraestrutura, manutenção, sistemas de comunicação e tudo o mais que for necessário para a publicação de um aplicativo/site. É uma plataforma com liberdade de configuração e flexível para o usuário. Permite a melhoria do ritmo do desenvolvimento com um gerenciamento unificado.

Vantagens do uso de PaaS na sua empresa

A plataforma como serviço traz diversos benefícios para as empresas. Desde o aumento da produtividade, redução de custos, escalabilidade e diversos outros fatores que identificam essa nova tendência nos negócios. Listamos algumas vantagens do uso de PaaS nas organizações:

  • Padronização de processos: Utilizando uma ferramenta única, todos estarão trabalhando da mesma maneira e em um único ambiente. Com isso você terá métodos assertivos e sem ruídos;
  • Foco no desenvolvimento: Retira tarefas da mão da equipe de desenvolvedores como, a instalação de programas, as montagens de ambiente e deixa o foco dos profissionais somente no desenvolvimento. O time com mais tempo gera mais inovação para a empresa;
  • Maior controle de atividades e tempo de resposta: Com a PaaS você tem autoridade muito maior das atividades e ações, pois a plataforma oferece vários serviços. Muitas ferramentas monitoram se tudo está funcionando e acompanha o tempo de resposta das demandas;
  • Facilidade de uso: É uma plataforma fácil para realizar o trabalho, pelo fato de ter muitos componentes pré-definidos e o alto índice de automatização;
  • Tenha ferramentas sofisticadas de forma acessível: Pela sua adaptabilidade, você consegue adquirir um software sofisticado comprando o módulo que melhor atende a sua empresa;
  • Fácil suporte e interação entre as equipes: Como o ambiente está em nuvem, as equipes de desenvolvimento podem atuar em conjunto, mesmo estando distantes geograficamente;
  • Gerenciamento com eficácia do ciclo de vida do aplicativo: PaaS oferece todas as funções necessárias de suporte, a fase de vida do aplicativo web. Compila, testa, implanta, gerencia e atualiza no mesmo ambiente integrado.

O PaaS já é tendência no mundo para desenvolvimento de softwares

O Cloud Computing traz muitas facilidades para as atividades diárias das pessoas. Por isso, cresce a cada dia o número de empresas que utilizam plataformas em nuvem para modernizar seus processos de desenvolvimento de software.

De acordo com a Gartner, as plataformas como serviço movimentou em 2018, aproximadamente 10,6 milhões de dólares somente em nuvem pública. Para 2020, estima-se que os números devam alcançar resultados expressivos, podendo chegar para mais de 14,7 milhões de dólares.

Outro fator relevante é que de acordo com o levantamento realizado pela McKinsey, cerca de 20% dos líderes de empresas de médio e grande porte no mundo, devem migrar seus projetos de desenvolvimento para o modelo PaaS nos próximos anos.

No nosso país essa tendência já é percebida. Segundo a consultoria IDC, hoje somos o principal hub tecnológico da América Latina e o que mais se adapta à transformação digital.

Podemos dizer que em um futuro próximo, todos os projetos de desenvolvimento devem ser realizados em um ambiente PaaS.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os conceitos de PaaS, seus benefícios e identificamos números que mostram que plataformas como serviço são tendências em todo o mundo.

É necessário ficar atento e verificar os melhores formatos e estruturas de trabalho, para se ter times que transformam e que respirem inovação a todo instante. Contando com ferramentas que facilite o dia a dia dos colaboradores, a empresa terá vantagem competitiva no mercado e sempre estará um passo à frente dos concorrentes.

Conheça nossa plataforma

Se você busca a automatização do processo de build e deploy e reduzir seus custos de infraestrutura, conheça o Wings4Cloud módulo Hospedagem, uma poderosa ferramenta para agilizar a criação de ambientes para manter aplicações em nuvem. Você consegue provisionar e publicar facilmente suas aplicações e ainda escolher as características da nuvem (pública, privada ou híbrida) e volumetria para memoria, processamento e disco.

O W4C é a plataforma que você precisa! Saiba mais em www.wings4cloud.com.br.

Gostou desse artigo? Deixe seu nome e e-mail para receber mais conteúdos sobre o tema.

Facebooklinkedin