Conceitos de cloud

Tudo que você precisa saber sobre Cloud

14 de agosto de 2018

Cloud Computing

Com o crescimento de sistemas comerciais, acrescido do surgimento de aplicativos web e serviços corporativos, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas em um passado recente, era de como adequar aspectos como, o grande volume de informação e processamento em locais seguros e acessíveis a qualquer momento. A cada dia aumentava a necessidade de buscar alternativas precisas e eficientes, para comportar muitos conteúdos e gestão dos dados, com uma estrutura uniforme, confiável e ao mesmo tempo complexa e dinâmica.

Diante deste cenário, o cloud computing surgiu como uma solução, onde você poderia acessar e consumir diferentes tipos de serviços de qualquer lugar na internet, de forma segura e rápida, mudando a partir daí como as organizações consumiam tais tecnologias.

Em 2013 por exemplo, tivemos um grande salto na utilização dos serviços baseados na nuvem, chegando a um investimento de 47 bilhões de dólares em todo o mundo. E os números apontam a todo momento o crescimento desta tecnologia. Em 2019, calcula-se que as empresas aumentem os investimentos, podendo chegar na faixa de 206 bilhões de dólares.

Hoje, os principais serviços que você consome na internet como streaming de vídeo e música, redes sociais e armazenamento de arquivos, provém de apps e serviços baseados em nuvem. Podemos dizer que estamos na era cloud!

Listamos algumas vantagens e alguns mitos sobre esta tecnologia que é fundamental para o seu dia a dia.

Vantagens da utilização de Cloud no seu negócio

A utilização do Cloud já é realidade e traz diversos benefícios para empresas de qualquer segmento:

  • Flexibilidade de estrutura e escalabilidade, o que possibilita adequar o volume de consumo para as reais necessidades das organizações e assim, diminuindo os custos causados por tempos ociosos.
  • Redução da necessidade de investimentos em criação e manutenção de infraestrutura computacional;
  • Rapidez na implementação de soluções sob demanda com fácil acesso e inclusão de estratégias, processos, políticas de uso e ferramentas, podendo ser implantadas em todas as áreas da organização;
  • Ferramentas e soluções de controle e análise para que as informações não sejam usadas de forma errônea ou haja perda de dados;
  • Segurança de dados com menos vulnerabilidade a ataques, perdas e falhas;
  • Acessibilidade e disponibilidade para os colaboradores, gerentes e diretores de qualquer lugar.

Mitos sobre Cloud

Por se tratar de uma grande quebra de paradigma no mundo tecnológico, muitos boatos e rumores surgem acerca da adoção de cloud computing. Listamos alguns mitos sobre este tema, que pode te auxiliar no poder de decisão para utilização desta tecnologia.

  • Nuvem não é segura: Muitos enxergam a computação em nuvem menos segura que o servidor dedicado. Mas não é correto afirmar isso. Hoje o Cloud vem ganhando escala, fazendo com que provedores invistam grande quantia de dinheiro em tecnologias de ponta e profissionais especializados em segurança, tornando seu ambiente cada vez mais seguro;
  • Cloud Computing não é para aplicação de missões críticas: Hoje muitas empresas estão experimentando a nuvem para executar cargas de trabalho de missão crítica, que requer grande poder de processamento e disponibilidade. Além das startups, que já nascem com a cultura de ter todas as suas aplicações em cloud, podemos citar também o exemplo dos bancos (tanto tracionais como fintechs), que já estão migrando boa parte dos seus serviços críticos para a nuvem;
  • O que faço com meu Data Center? Aderir aos serviços de nuvem não quer dizer que devemos extinguir o Data Center próprio e modificar tudo para uma modalidade de serviço. Hoje, as principais plataformas de nuvem podem operar com o conceito de Nuvem Híbrida, na qual as organizações podem optar em deixar alguns serviços em nuvem pública e outros, em sua nuvem privada.

Conclusão

Ter aplicações em cloud significa tornar eficiente, seguro e ágil o armazenamento, processamento e disponibilidade dos seus serviços. É ter a tecnologia a favor da organização, seguindo as transformações que o mundo tecnológico nos proporciona. Vá sem medo e tenha ferramentas em nuvem para o sucesso da sua empresa.

Conheça sobre nossa plataforma

Se você busca reduzir os custos de infraestrutura, aumentar a produtividade da sua equipe e melhorar o retorno sobre o investimento em projetos de T.I., conheça o Wings4Cloud, uma plataforma completa que irá te auxiliar em todas as fases de um projeto de software.

 O W4C é a plataforma que você precisa! Saiba mais em www.wings4cloud.com.br.

 

Gostou desse artigo? Deixe seu nome e e-mail para receber mais conteúdos sobre o tema.

Facebooklinkedin