Mulher em pé mexendo em seu notebook sobre a mesa, em um ambiente aberto  de noite com as luzes da cidade ao fundo

Cliente

A Oi é uma empresa de telecomunicações que nasceu durante o boom da telefonia celular e agora está na era da fibra óptica. Com mais de 3 milhões de clientes e líder de market share em 14 capitais, a Oi Fibra está se concentrando em se tornar líder em conexões por fibra óptica e em viabilizar a vida digital de seus clientes.

CENÁRIO

Existia uma dificuldade técnica na manutenção e evolução do MAP3C, um funil de vendas focado no mercado B2B e responsável por vender o catálogo de produtos. O sistema também dependia de máquinas físicas com alto consumo de recursos, o que acarretava em custos elevados.

COMO AJUDAMOS

Desenvolvemos um sistema robusto e tolerante a falhas, altamente performático e escalável, que oferece mais flexibilidade e escalabilidade.

Começamos a utilizar o DevOps para implantar o sistema de infraestrutura como código, com isso reduzimos a complexidade das entregas e a burocracia das implantações, deixando-as simples, efetivas e ágeis.

RESULTADO

A aplicação do SISv3 foi projetada para processar o dobro de requisições em relação ao sistema anterior, ou seja, ele é capaz de processar 4 milhões de requisições por dia.

Isso representa também uma redução importante do próprio custo de infraestrutura,  resultando em uma economia geral acima de 70%.

Depoimentos

“Posso afirmar com convicção que a atualização da tecnologia utilizada em nossa aplicação foi de extrema importância. Além de prolongar a vida útil do sistema, ela nos permitiu desenvolver novos serviços e funcionalidades, além de gerar uma melhor visibilidade operacional. Os impactos desta atualização foram notáveis. Observamos uma redução significativa no custo de operação, um tempo menor de implantação e uma diminuição no tempo necessário para resolver problemas. Além disso, a equipe de operações tem recebido menos acionamentos, relacionados à nova infraestrutura, o que demonstra a eficiência adquirida com essa mudança. Em resumo, a atualização da tecnologia utilizada em nossa aplicação trouxe muitos benefícios e impactos positivos para a empresa. Estou convencido de que essa foi uma decisão acertada e que trará resultados ainda mais positivos no futuro.”

– Jorge Alexsander Suhett Cordeiro l OI SIS, Gerente de Projetos e Product Owner