Tecnologia | 13 de novembro 2018

Melhorando a produtividade na área de TI

Em todas as áreas de negócio, a busca contínua pela melhoria de produtividade é algo que vem sendo muito almejado pelas organizações. Tornar cada vez mais rápida a execução das atividades do dia-dia é a estratégia fundamental para melhorar a competitividade das empresas, além de ajudar a melhorar a satisfação do seu cliente.

No contexto da indústria, enxergamos isto de forma bem nítida, na qual tecnologias baseadas em robôs vêm sendo fortemente aplicadas e substituindo parte do trabalho, que até então era feito por mão de obra humana. Um exemplo marcante que estamos vivenciando ultimamente é da fabricante de veículos Tesla, na qual tem hoje mais de 50% da sua linha de produção automatizada por robôs.

E no contexto da indústria de TI, isto também se torna primordial. Antigamente, esperar seis meses ou até mesmo um ano para ter a entrega de um software em funcionamento, era algo bem comum e aceitável. No entanto, com o dinamismo dos negócios, as organizações já não estão podendo mais se dar ao luxo de esperar tanto tempo para ter uma solução pronta e disponível para uso.

Nos últimos anos, a Engenharia de Software sofreu avanços significativos através do surgimento de novas metodologias, que visam trazer novas técnicas e práticas para tornar o processo de desenvolvimento de software mais rápido e assertivo.

As chamadas metodologias ágeis, vêm contribuindo muito para melhoria deste cenário, oferecendo excelentes práticas, sustentadas por valores e princípios muito claros, tornando mais estreita a relação entre T.I. e cliente.

Porém, “somente” o uso destas metodologias não se faz suficiente para conseguirmos entregar softwares mais rápidos e com melhor qualidade. Entendemos que a escolha de boas ferramentas é fundamental para contribuir no ganho de produtividade das equipes de TI.

O advento da computação em nuvem

Com o advento da Computação em Nuvem, passaram a surgir diversas soluções para auxiliar o time de T.I. e gerar uma maior eficiência no trabalho. A iniciar pelo contexto de infraestrutura, aonde são oferecidos diversos serviços que facilitam a criação, manutenção e evolução do seu ambiente tecnológico, os chamados IaaS (Infraestrutura como serviço).

Através do IaaS é possível provisionar (em questões de poucos minutos) um ambiente completo de servidores para execução das suas aplicações, sem demandar a necessidade de aquisição de equipamentos e infraestrutura física.

Já no contexto específico da construção do software, podemos citar as plataformas como serviço, o PaaS, na qual oferece uma gama enorme de ferramentas e frameworks para agilizar / automatizar tarefas como: Análise de Negócio, Codificação, Testes e também o processo de hospedagem (build e deploy).

Com o uso destas ferramentas, as atividades que até então sempre vinham sendo feitas de forma manual (e demoradas), passam a ser realizadas de forma automatizada, padronizada e de certa forma, com a garantia de melhor qualidade.

Ou seja, através da sinergia entre melhores metodologias e plataformas de produtividade, teremos a condição ideal para aumentar o desempenho de entrega dos times de T.I., tornando as organizações mais competitivas e melhorando a satisfação do seu cliente.

Conheça nossa plataforma

Se você busca melhorar a produtividade da sua equipe, reduzir custos do seu projeto e aumentar a satisfação dos seus clientes, conheça o Wings4Cloud módulo Desenvolvimento, uma ferramenta completa para acelerar o processo de desenvolvimento através de uma SDK .Net e Mobile que geram códigos abertos e de fácil interpretação, com uma arquitetura simples e moderna.

O W4C é a plataforma que você precisa! Saiba mais em www.wings4cloud.com.br

Gostou desse artigo? Deixe seu nome e e-mail para receber mais conteúdos sobre o tema.