Fundo degradê

Como a acessibilidade digital e o design inclusivo estão moldando o futuro das experiências digitais

Squadra
em

No vasto universo digital, onde cada clique abre portas para novas experiências e oportunidades, é fácil esquecer que nem todos podem participar plenamente dessa jornada. A acessibilidade digital é mais do que um conceito abstrato; é uma necessidade imperativa para garantir que todos, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam navegar pelos canais digitais com facilidade e equidade.

Neste artigo, mergulharemos fundo no que significa acessibilidade digital, explorando sua importância crescente na era das experiências digitais. Vamos descobrir como o design inclusivo se tornou a espinha dorsal de experiências digitais verdadeiramente acessíveis, e como o Drupal pode desempenhar um papel fundamental nessa missão de tornar a web um lugar mais inclusivo para todos.

Prepare-se para uma jornada de descoberta e aprendizado, enquanto exploramos como a acessibilidade digital e o design inclusivo estão moldando o futuro das experiências digitais, e como você pode fazer parte dessa transformação.

A importância da acessibilidade digital

A acessibilidade digital refere-se à prática de tornar produtos digitais, como websites, aplicativos móveis e conteúdo online, acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou cognitivas, idade, origem étnica ou contexto de uso. Isso envolve a criação de interfaces e conteúdos digitais que podem ser percebidos, operados e entendidos por todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas. A acessibilidade digital visa garantir que todos tenham a oportunidade de participar plenamente da era digital, promovendo a igualdade de acesso à informação, serviços e oportunidades online.

Os requisitos legais são um forte motivador para começar a trabalhar a acessibilidade na web, mas não são a única razão para garantir que o seu site seja acessível.

Estima-se que 1,3 bilhão de pessoas sofram de deficiências significativas. Isto representa 16% da população mundial, ou 1 em cada 6 de nós.

Mas estes não são os únicos aos quais a falta de acessibilidade na web prejudica. Existem também deficiências temporárias, como lesões músculo-esqueléticas que impedem os movimentos, e deficiências degenerativas relacionadas com a idade, como a baixa visão.

O mais surpreendente é quando comparamos esse número tão grandioso à parcela de 95,9% de sites que apresenta problemas de acessibilidade em suas páginas iniciais.

E o que isso significa? Que, caso seus canais digitais não sejam acessíveis, uma parcela significativa do seu público pode estar enfrentando obstáculos de percepção, compreensão, contribuição, navegação e interação em seu site, app e conteúdo online. Ao negligenciar a inclusão e acessibilidade, você está abrindo mão de uma grande fatia de potenciais clientes. E, um fator de atenção que deve ser considerado, é o envelhecimento da população, que torna as taxas de incapacidade ainda maiores e isso também impacta na capacidade de usar canais digitais.

Como as deficiências limitam as interações no site

Entenda como as deficiências podem afetar a interação de uma pessoa com os sites e apps:

Deficiências visuais

Pessoas com deficiência visual podem precisar de tecnologia de leitura assistida para compreender o conteúdo do site. Outras deficiências visuais como daltonismo, dificuldade em detectar contraste e baixa visão, podem interferir na capacidade de uma pessoa ler ou interpretar o conteúdo.

Deficiências auditivas

As deficiências auditivas interferem na capacidade de uma pessoa interpretar áudio e vídeo, portanto, alternativas de texto para arquivos de áudio devem estar disponíveis.

Deficiências motoras

Podem impedir o uso do mouse, concluir uma ação antes que ela expire ou clicar em áreas pequenas e precisas.

Deficiências cognitivas e neurológicas

Podem dificultar a visualização de conteúdos dinâmicos, a leitura de grandes blocos de texto ou a compreensão de navegação complexa.

5 razões para melhorar a acessibilidade na web

Investir em acessibilidade digital impacta diretamente os negócios. Conheça 5 impactos da acessibilidade digital:

Aumento do público

Ao construir um site acessível, você abre seu site para um público muito maior, permitindo que pessoas com diferentes necessidades e preferências possam se engajar com seu conteúdo e sua marca. Além disso, o marketing boca a boca costuma ser muito forte em comunidades com deficiência e muitas vezes são leais a marcas que praticam boa acessibilidade na web.

SEO

As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web abrangem diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo da Web mais acessível. Por exemplo, a utilização de textos alternativos em imagens não apenas ajuda usuários com deficiência visual, mas também melhora a indexação do conteúdo por mecanismos de busca, beneficiando a todos os usuários.

Melhor experiência do usuário e garantia de qualidade

Ao tornar um produto digital acessível, você remove barreiras que podem dificultar ou impedir que certos usuários interajam com o conteúdo. Isso resulta em uma experiência de usuário mais suave e eficiente para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou limitações.

Fortalecer a imagem e a reputação da marca

Ao priorizar a acessibilidade na web, você envia uma mensagem poderosa sobre os valores e o compromisso da sua empresa com a inclusão e a diversidade. Isso pode aumentar a confiança dos usuários, melhorar a reputação da marca e até mesmo atrair clientes que valorizam empresas que se esforçam para serem acessíveis e inclusivas.

Benefícios técnicos

A acessibilidade na web também está relacionada a uma codificação eficiente, garantindo vários benefícios técnicos como a diminuição da carga no servidor, maior compatibilidade entre diferentes navegadores e dispositivos, além de garantir que seu site esteja preparado para novas tecnologias.

Experiências digitais acessíveis na prática: design inclusivo no centro dos produtos digitais

A acessibilidade na web é um componente de design e desenvolvimento que afeta quase todos os elementos da criação do site.

O design inclusivo é a prática abrangente de construção de experiências digitais centradas no ser humano que levam em conta todo o espectro das diferenças humanas, encontrando pessoas onde a usabilidade e a acessibilidade se cruzam. Ou seja, ele impacta não só na criação do produto digital, mas também na interação e engajamento com os usuários. Ele desafia as normas tradicionais de design, que muitas vezes se baseiam em suposições sobre quem são os usuários típicos, e em vez disso, adota uma abordagem centrada no usuário que valoriza a empatia, a compreensão e a colaboração.

Além de promover a inclusão, o design inclusivo também beneficia a todos os usuários, proporcionando uma experiência digital mais eficiente e agradável. Ele melhora a usabilidade, tornando a navegação mais fácil e intuitiva. Também fortalece a comunicação, garantindo que o conteúdo seja claro, conciso e relevante para todos os usuários.

O design inclusivo é um processo contínuo, mas nem sempre é simples fazê-lo sair do discurso e ir para a prática, principalmente se ele não foi pensado durante a construção dos canais digitais.

Uma das primeiras ações a se fazer é ter as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) como base. Elas determinam padrões mínimos de acessibilidade digital.

Algumas plataformas de experiência digital, como Drupal, oferecem ferramentas e recursos para ajudar os desenvolvedores a identificar e corrigir problemas de acessibilidade em seus sites.

Por que usar Drupal na construção de experiências acessíveis?

O Drupal oferece uma plataforma sólida e flexível para a implementação da acessibilidade digital, fornecendo ferramentas, recursos e suporte necessários para criar experiências digitais acessíveis e inclusivas para todos os usuários:

Módulos de Acessibilidade: o Drupal possui uma comunidade ativa que desenvolve e mantém uma variedade de módulos específicos para melhorar a acessibilidade. Por exemplo, o módulo "Accessibility" oferece ferramentas e recursos para ajudar os desenvolvedores a identificar e corrigir problemas de acessibilidade em seus sites.

Temas Acessíveis: existem muitos temas Drupal disponíveis que são projetados com foco na acessibilidade, oferecendo layouts responsivos, alto contraste, e outras características que facilitam a navegação para usuários com deficiências visuais ou motoras.

Conformidade com Padrões de Acessibilidade: o Drupal é projetado para ser compatível com os padrões de acessibilidade web, como as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Isso significa que os sites construídos com Drupal têm uma base sólida para alcançar a conformidade com esses padrões.

Ferramentas de Teste de Acessibilidade: existem várias ferramentas disponíveis para testar a acessibilidade de sites Drupal, como o "Accessibility Checker" integrado ao Ckeditor, que permite aos usuários verificar a acessibilidade do conteúdo durante a criação.

SQUADRA e a parceria com Acquia e Drupal

SQUADRA e Acquia oferecem experiências digitais envolventes, hiper personalizadas e profundas que visam cativar os clientes.

A SQUADRA foi o primeiro parceiro da Acquia no Brasil e possui hoje um dos maiores times certificados em Drupal e é o parceiro com mais sites de Drupal e Acquia na América Latina, estando preparada para apoiar no desenvolvimento ou redesign do seu site, obedecendo os requisitos de acessibilidade, garantindo ainda mais profundidade na sua relação com seu cliente.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa