O marketing identifica necessidades e desejos não realizados, bem como define, mede e quantifica o tamanho do mercado e seu potencial de lucro. E isso é feito usando estratégias, técnicas e práticas cujo objetivo principal é agregar valor a marcas, produtos ou serviços para que se tornem atraentes para o consumidor.
Os objetivos do marketing englobam tudo o que envolve o processo, como a produção, a logística, a comercialização e o pós-venda. Conheça, a seguir, os principais deles:
Vender mais ↩
É o objetivo mais básico e usado pelas empresas. As estratégias de marketing ajudam a atrair e converter novos interessados: com preço competitivo, distribuição correta e promoção para o público certo, um produto tem boas chances de sucesso.
Fidelizar clientes ↩
Consumidores fiéis compram várias vezes da mesma empresa. Mantê-los é mais barato e fácil do que captar novos compradores, pois a empresa já os conhece. E aí entram o marketing de relacionamento, o marketing de conteúdo, e os programas de fidelidade para mantê-los engajados.
Aumentar a visibilidade ↩
Antes de serem vendidos, os produtos e/ou serviços precisam de marketing para se tornarem conhecidos. A publicidade e a propaganda, aliadas do marketing, os fazem ganhar visibilidade e popularidade.
Gerenciar uma marca ↩
Gerenciar uma marca é torná-la mais forte, consolidada e com reputação positiva para que crie identificação, empatia e desejo no público. São os valores que a marca representa, não o produto em si, que motivam a compra.
Construir boas relações ↩
Ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores é vital, pois bons negócios começam com boas relações.
Educar o mercado ↩
Empresas que apostam na criação de conteúdo são mais bem-sucedidas nas vendas de produtos e serviços complexos, já que ajudam o público a tomar decisões mais embasadas. E ainda ganham a imagem de autoridade, reforçada por credibilidade, confiança e boa reputação.
Engajar colaboradores ↩
O marketing engaja, além de consumidores, clientes e parceiros, os colaboradores da organização. Eles são os responsáveis pelo bom relacionamento com os demais públicos. Devem, portanto, ser valorizados e motivados.
Seguir boas práticas ajuda no sucesso de uma estratégia. No marketing digital, muitas delas têm relação direta com os objetivos apresentados anteriormente. Conheça algumas delas:
Relacionamento com o cliente ↩
O consumidor é a parte mais importante de um negócio. Com cada vez mais informação ao alcance, ele está empoderado, consciente de seus direitos e já sabe que dita as regras online.
Visibilidade ↩
As marcas precisam aparecer para aproveitar tudo o que a internet pode proporcionar. É importante ter em mente, porém, que nesta era do marketing de conteúdo, é preciso despertar o interesse do público falando a sua língua.
Autoridade no assunto ↩
Se o objetivo é influenciar pessoas e construir uma boa reputação online, é fundamental se tornar uma marca que merece ser ouvida. Técnicas de SEO ajudam a otimizar o site e seu conteúdo para que apareça nos primeiros lugares dos buscadores, dando uma sensação automática de autoridade.
Relevância ↩
Para ser relevante, a marca precisa primeiro descobrir sua audiência. Depois, é possível, conhecer o perfil dele, que tipo de conteúdo prefere, quais palavras-chaves procura, quando está online e como consome para, assim, organizar e produzir conteúdo pertinente e substancial.
Praticidade ↩
O marketing digital precisa facilitar a vida do comprador. Ou seja, mesmo que a marca não tenha um e-commerce, é fundamental que seus dados estejam online — assim, a internet se torna uma aliada para ambos.
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