Os aprendizados do TEC 2025

Os aprendizados do TEC 2025: tecnologia, inovação e o futuro dos CSCs inteligentes

Squadra
em

Mais uma vez se posicionando na vanguarda em assuntos que envolvem inovação e tecnologia, a SQUADRA patrocinou o Technology Evolution Conference 2025 (TEC 2025), evento realizado pelo IEG (Instituto de Engenharia de Gestão) que já está em sua sétima edição.

Foi um dia intenso de reflexões sobre o futuro dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), com lideranças e especialistas reunidos em um evento online e ao vivo.

A reflexão principal durante o evento traz muito do que acreditamos e difundimos enquanto consultoria digital: em um contexto de disrupções tecnológicas aceleradas e cobranças crescentes por mais eficiência, a evolução dos CSCs não é opcional, é uma necessidade imperativa para a competitividade e a geração de valor sustentável.

Os CSCs já são, pelo menos para as empresas que já saíram na frente, um hub estratégico de inovação, eficiência e transformação cultural.

A urgência da transformação digital nos CSCs

A proposta do evento era exatamente provocar o setor a compreender a urgência de transformação digital, impulsionada por três fatores principais: o avanço rápido da inteligência artificial, o aumento da complexidade operacional e a necessidade crescente de que decisões sejam orientadas a dados.

Mesmo que consciente da urgência, sabemos que a implementação de tecnologias precisa ser estratégica, focada em resolver problemas reais, como prevenir riscos, reduzir custos e ganhar escala. O TEC 2025 reforçou a importância de abordar a tecnologia com um viés prático e um olhar de negócios, garantindo que as inovações se traduzam em resultados mensuráveis e vantagem competitiva.

Como já resumimos aqui na SQUADRA: Value First. Powered by AI. E essa é uma diretriz que vale para qualquer tecnologia, para além da inteligência artificial.

Os CSCs do futuro são parceiros estratégicos do negócio, e a inovação é necessária para oferecer serviços mais rápidos e precisos, elevando a experiência dos colaboradores e garantindo que cada decisão seja suportada por inteligência e dados confiáveis.

A inteligência aplicada nos CSCs

A abertura do TEC 2025 foi conduzida pela futurista, CEO da FutureFuture e membro do board de IA da Samsung, Daniela Klaiman.

Em sua palestra ela destacou como a IA e outras tecnologias emergentes estão moldando o futuro não apenas dos processos corporativos, mas também dos comportamentos, das expectativas dos consumidores e das estratégias de negócios.

De acordo com ela, a tecnologia deve ser usada para orientar escolhas internas, desde a seleção de sistemas até a revisão da estrutura organizacional dos CSCs.

Seguindo a programação, vimos cases de inteligência artificial sendo aplicada em CSCs brasileiros, um prato cheio para quem queria refletir sobre orquestração de tecnologias, integração de fluxos operacionais, automação orientada a dados e operações conectadas que fortalecem serviços corporativos.

Mesmo com todas essas reflexões, o TEC 2025 não foi apenas sobre tecnologia, também tivemos discussões sobre a importância das lideranças preparadas e da colaboração entre pessoas.

A transformação exige lideranças que assumam um compromisso com o futuro, guiando organizações para serem mais preparadas, humanas e inovadoras. Conhecer as melhores práticas e os caminhos já trilhados por CSCs mais maduros também é fundamental para o amadurecimento e a evolução do setor, por isso a troca de experiências entre profissionais da área tem valor inestimável.

O compromisso da SQUADRA com o futuro dos CSCs

A nossa participação no TEC 2025 reforça a nossa atuação estratégica no ecossistema de CSCs. Nosso compromisso é sermos o parceiro que acelera a evolução digital, transformando desafios operacionais em vantagem competitiva real, com IA aplicada de forma estratégica para gerar valor, não apenas reduzir custos ou aumentar eficiência.

Através de soluções que combinam inteligência artificial, BPM (Business Process Management) e RPA (Robotic Process Automation), ajudamos centros de serviços compartilhados a automatizar processos críticos, entregando escala sem aumento de headcount, redução direta de custos, experiências mais ágeis para os times operacionais e decisões baseadas em inteligência e dados.

A SQUADRA está pronta para guiar o seu negócio nessa jornada até se tornar o seu CSC mais inteligente, digital e eficiente. Quer conhecer soluções de IA, tecnologia e automação que irão transformar o seu CSC em um verdadeiro hub estratégico? Fale com um dos nossos especialistas.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa